
Biologia e Geologia

«Da Natureza, tire apenas fotos e deixe apenas pegadas»
Resposta do sistema imunológico causa mutações no DNA que levam ao cancro
«O Sistema Imunológico é muito importante na defesa do corpo contra invasores
como vírus, bactérias e outros seres vivos que podem se aproveitar do nosso corpo
para causar doenças. Este sistema é formado por diversas células que atacam
qualquer coisa que não seja produto do seu corpo, tratando estes organismos como
invasores.
A resposta do sistema imunológico acontece de várias formas, mas uma das mais
comuns batalhas travadas entre nossas células de defesa e estes invasores que
causam doença é o processo inflamatório.
(...)
Os cientistas do MIT observaram que um tipo de molécula específica, lançada pelas células de defesa sobre os invasores do corpo de ratos de laboratório, alterava diretamente uma pequena parte do DNA. Neste ataque, as células do sistema imunológico jogam, sobre a área que ela precisa defender, o ácido hipocloroso. Este ácido é o mesmo encontrado em desinfetantes usados como produto de limpeza.
Com a ajuda de outras moléculas, como peróxido de hidrogênio (água oxigenada) e outros radicais livres, as células de defesa matam os invasores do corpo, porém, também danificam as células boas da região que estava infectada por estes parasitas.
Os danos causados na célula destas regiões não parecem grandes, uma pequena modificação no DNA. Mas esta mudança de uma base nitrogenada que não se pareia mais corretamente (Adenina com Timina, Citosina com Guanina) desencadeia a multiplicação errada das células, um câncer.
A descoberta deste mecanismo ajuda no diagnóstico rápido do câncer em casos de inflamação. Ao saber o quanto antes que existe uma mutação que pode desencadear os tumores, fica muito mais fácil tratar dos pacientes.»
Comentário:
Cancro é uma doença caracterizada por uma população de células que cresce e se divide sem respeitar os limites normais, invade e destrói tecidos adjacentes, e pode se espalhar para lugares distantes no corpo, através de um processo chamado metástase. Estas propriedades malignas do cancro o diferenciam dos tumores benignos, que são auto-limitados em seu crescimento e não invadem tecidos adjacentes (embora alguns tumores benignos sejam capazes de se tornarem malignos). O cancro pode afetar pessoas de todas as idades, mas o risco para a maioria dos tipos de cancro aumenta com o acréscimo da idade. O cancro causa cerca de 13% de todas as mortes no mundo, sendo os cancros de pulmão, estômago, fígado, cólon e mama os que mais matam.
