
Biologia e Geologia

«Da Natureza, tire apenas fotos e deixe apenas pegadas»

18 Mar 2016
Os fósseis são restos de seres vivos ou evidências de suas atividades biológicas preservados em diversos materiais. Essa preservação ocorre principalmente em rochas, mas pode ocorrer também em materiais como sedimentos, gelo,piche, resinas, solos e cavernas e os exemplos mais citados são ossos e caules fossilizados, conchas, ovos e pegadas.

07 Mar 2016
As atividades aqui presentes são:
- Qual o efeito das águas com dióxido de carbono sobre os calcários?
- Estará a porosidade das areias relacionada com a granulometria e com o grau de calibragem?
- Qual a importância do NaCl na deposição de materiais argilosos?

26 Feb 2016
As propriedades físicas dos minerais resultam da sua composição química e das suas características estruturais. As propriedades físicas mais óbvias e mais facilmente comparáveis são as mais utilizadas na identificação de um mineral. Na maioria das vezes, essas propriedades, e a utilização de tabelas adequadas, são suficientes para uma correcta identificação.

20 Feb 2016
As rochas sedimentares são compostas por sedimentos transportados pela água, gelo ou vento e acumulados em depressões na crosta terrestre. Cobrem cerca de 75% da superfície terrestre e 90% dos leitos marinhos e corresponde a 5% do volume da Terra. As rochas sedimentares são importantes fontes de material fóssil.

10 Feb 2016
Os líquenes são associações simbióticas entre algas e fungos que se encontram amplamente distribuidas nos ecossistemas terrestres. Os líquenes podem ser classificados consuante a organização do seu talo destinguindo-se três tipos (...)

06 Feb 2016
As micorrizas formam-se quando as hifas de um fungo invadem as raízes de uma planta. As hifas vão auxiliar as raízes da planta na função de absorção de águae sais minerais do solo, já que aumentam a superficie de absorção ou rizosfera. Deste modo as plantas podem absorver mais água e adaptar-se a climas mais secos. Os fungos, como "pagamento" dos seus serviços, recebem da planta os fotoassimilados (carboidratos), que necessitam para a sua sobrevivência e que não conseguem sintetizar, pois não possuem clorofila.

15 Jan 2016
A criação de Chaves Dicotómicas Ilustradas e interactivas pode ser uma forma de colocar ao alcance de todos, ou quase todos, a identificação de plantas, tão importante ferramenta para o conhecimento, divulgação e preservação da diversidade vegetal.

08 Jan 2016
De forma prática, os frutos são quaisquer estruturas das Angiospermas que contém semente. Resultam do desenvolvimento de folhas carpelares fechadas, encontrando-se os óvulos encerrados dentro de um ovário. O termo fruto é utilizado para designar as estruturas que contém as sementes provenientes de um ovário.

25 Dec 2015
Numa chave dicotómica podem-se utilizar números, letras ou símbolos para indicar o caminho a seguir numa classificação. Não é objetivo das chaves dicotómicas incluir todas as espécies existentes, mas apenas um grupo restrito, como, por exemplo, as espécies que se podem encontrar numa determinada região.

05 Dec 2015
A reprodução sexuada nas plantas está, tal como nos animais, associada a fenómenos de meiose. A finalidade da meiose é a formação de esporos ou de gâmetas. Nesta actividade, utilizam-se flores de aloé (Aloé sp) ou de açucena (Lilium sp), mais precisamente, células das anteras das mesmas, uma vez que a meiose ocorre durante a formação dos grãos de pólen.

19 Nov 2015
Foi observado a reprodução na espirogira e também foi observado várias partes de várias plantas tais como um grão de pólen, soros obervados ao microscópio da pteridófita (uma planta), estiletes, anteras...

13 Nov 2015
Foi observado, nesta atividade prática, a reprodução nas leveduras e no bolor do pão assim como a reprodução vegetativa em plantas. Todas estas reproduzem-se por reprodução asexuada sendo necessário a intervenção de um só indivíduo, sem ocorrer fusão de gâmetas.
Dentro deste tipo existem muitos métodos, tais como a bipartição, a esporulação e a multiplicação vegetativa que foram as observadas na atividade prática realizada na sala de aula.

06 Nov 2015
Foi observado a fase mitótica das células vegetais. Para tal, foi feito a observação de células vegetais em divisão em preparações definitivas, ou em preparações extemporâneas que facilmente se prepara na aula.
Para se encontrarem figuras de mitose devemos recorrer a células de um órgão em crescimento, o ápice vegetativo de uma raiz, por exemplo. Um material fácil de obter e manipular para este fim é a raiz da cebola, sendo esta usada na atividade realizada.