
Biologia e Geologia

«Da Natureza, tire apenas fotos e deixe apenas pegadas»
chaves Dicotómicas
Esta atividade está relacionada com a identificação das chaves dicotómicas de seres vivos, tanto plantas como animais. Para a realizção desta atividade foram usadas chaves para a determinaçao de alguns grupos taxonómicos - «Chaves de identificação» do manual «Terra, Universo De Vida - 1º parte Biologia - porto editora, mais precisamente na página 182. Também foi possível aceder a algumas «Chaves dicotómicas ilustradas» apartir de um site que nos foi proporcionado pelo prof. Sílvio Jesus através do moodle. Para aceder ás mesmas:
1. Abrir a hiperligação - http://www.biorede.pt/;
2. Clicar em: Diversidade vegetal
3. De seguida em: Chaves ilustradas;
4. Clique naquela a que pertence o organismo em caso de forma a chegar ao grupo taxonómico a que pertence.
Para perceber melhor como funcionam as chaves dicotómicas retirei alguns pontos que achei relevante apartir do manual do aluno que referi em cima:
-
Na presença de um organismo do qual conhecemos a posição sistemática, é possível identificar as diferentes categorias a que ele pertence recorrendo a chaves de identificação. Estas chaves fornecem diferentes pistas e, após uma observação atenta do organismo, optamos, de acordo com as suas carateristicas presentes ou ausentes, pelo trajeto a seguir.
-
Numa chave dicotómica podem-se utilizar números, letras ou símbolos para indicar o caminho a seguir numa classificação.
-
As chaves de identificação têm, normalmente, duas alternativas possíveis , das quais deve escolher-se a que está de acordo com as carateristicas em causa. Por esse facto são chamadas de chaves dicotómicas.
-
A identificação dos grupos taxonómicos deve processar-se segundo o sentido descendente da hierarquia, partindo sempre do grupo mais geral, ou seja, no sentido Reino - Espécie.
- As imagens que se seguem dizem respeito a alguns organismos que classifiquei (com a presença de três colegas, nomeadamente, Clara Mendonça, Milene Jesus e Sofia Costa) na sala de aula. Para ver as fotos que se seguem passe o rato nas setas laterais das mesmas para andar para a frente ou para trás. Para ver as informações das mesmas passe o rato por cima, para ver apenas a imagem retire o rato de cima das imagens. Os nomes das espécies não estarão em itálico ou sublinhado, como dita as regras da nomenclatura, pois o formato do texto não o permite). As fotos são de autoria: Jéssica Constantino.

Os poríferos ou Porífera é um filo do reino Animalia, sub-reino Parazoa, onde se enquadram os animais conhecidos como esponjas. Corpo de forma irregular sem simetria visivel; animais aquáticos, fixos; células dispostas em camadas, sem constituirem ainda verdadeiros tecidos ; superficie do corpo com muitos poros. Domínio: Eukaryota Reino: Animalia Subreino: Parazoa Filo: Porifera

Bicho-pau é o nome dado aos insetos da ordem Phasmatodea que são semelhantes a um pedaço de madeira ou graveto. É um inseto herbívoro e totalmente inofensivo. Nas cidades, pode ser encontrado em goiabeiras. Tem um ótimo disfarce contra predadores. Uma curiosidade sobre o bicho-pau é o seu andar, ele anda devagar e se balançando, assim ele simula um galho (ou folha) acariciado pelo vento. Reino: Animalia Filo: Arthropoda Subfilo: Hexapoda Classe: Insecta Ordem: Phasmatodea Orthoptera

O escaravelho vermelho é relativamente grande, entre 2-5 centímetros de comprimento, e tem uma cor vermelho-ferrugem. Suas larvas escavam buracos de até um metro de comprimento no estipe das palmeiras, podendo matar a planta hospedeira. Originária da Ásia tropical, o escaravelho vermelho se espalhou para a África e Europa atingindo o Mediterrâneo. Reino: Animalia Filo: Arthropoda Classe: Insecta Ordem: Coleoptera Família: Curculionidae Género: Rhynchophorus Espécie: R. ferrugineus

Os poríferos ou Porífera é um filo do reino Animalia, sub-reino Parazoa, onde se enquadram os animais conhecidos como esponjas. Corpo de forma irregular sem simetria visivel; animais aquáticos, fixos; células dispostas em camadas, sem constituirem ainda verdadeiros tecidos ; superficie do corpo com muitos poros. Domínio: Eukaryota Reino: Animalia Subreino: Parazoa Filo: Porifera