top of page

Deslizamento de terra engole casas e mata 24 pessoas nos Estados Unidos 

Um deslizamento ocorrido perto de Oso, no estado de Washington, nos EUA, engoliu casas, uma estrada e resultou em 24 mortes confirmadas. No entanto, mais de 100 pessoas continuam desparecidas.

A lama soterrou em poucos segundos 49 imóveis do pequeno povoado, onde vivem aproximadamente 200 pessoas e que está a 60 quilômetros de Seattle, uma das principais cidades do país

Ao término do quarto dia de buscas, o abatimento toma conta das equipes de resgate e dos familiares dos desaparecidos, que, de acordo com declarações recolhidas pela imprensa local, começam a passar da esperança para a aceitação do pior cenário.

Durante a tarde de hoje, o chefe dos bombeiros, Travis Hots, se disse "decepcionado" por não ter encontrado mais "nenhum sinal de vida" em quatro dias inteiros de buscas intensas e ofereceu suas "condolências" aos que perderam parentes na tragédia.

O presidente dos EUA, Barack Obama, assinou uma declaração de emergência para acelerar a resposta ao acidente.

As autoridades consideram que as fortes chuvas e a geologia da região foram as principais causas do acidente, que teria consequências menos graves, segundo especialistas consultados pela imprensa local, se houvesse um trabalho de prevenção junto à população e se os imóveis fossem construídos com materiais de melhor qualidade.

A avalanche de lama que soterrou as casas dessa pequena área rural aconteceu no pior horário possível, a manhã de um sábado, já que a maioria das pessoas estavam dentro de suas residências e não no trabalho ou nas escolas, como teria ocorrido em um dia útil.

Os trabalhos de resgate estão dificultados porque o terreno está inundado e hoje um voluntário ficou ferido, mas sem gravidade, devido às duras condições do local. Além disso, há a previsão de novas chuvas fortes que poderiam provocar novos deslizamentos.

 

Comentário:

   Estamos perante mais um caso de deslizamentos de terra, ou como em geologia se diz, de movimentos de massa - estes movimentos em massa resultam de deslizamentos, em regra bruscos e repentinos, de uma grande massa de materiais sólidos ao longo de uma vertente. A movimentação desses materiais depende de certos fatores como por exemplo a inclinação de uma vertente, o tipo de materiais geológicos de que construída essa vertente etc.

   A ação antrópica contribui de uma forma muito significativa para desencadear este efeito pois é responsável pela desflorestação que tem uma importância muito significativa para impedir movimentos em massa. Outro dos fatores desencadeantes é a precipitação. A água que se infiltra no solo, cria á volta das partículas do solo uma fina película que permite manter um certo grau de coesão entre essas partículas. Se a concentração de água no solo atingir níveis de saturação, vai conduzir a uma tensão que leva a que as partículas do solo se afastem criando uma situação de instabilidade, que pode causar a movimentação de materiais ao longo de uma vertente.

   Estes são fenómenos são bastante comuns e por vezes podem ser evitados. O homem tem uma grande culpa , pois é responsável por causar a desflorestação que podia evitar os movimentos em massa em certas regiões, na abatendo as árvores. Hoje em dia já há técnicas que permitem estabilizar uma vertente,eliminando o risco geológico, como é o exemplo das pregagens, dos muros de suporte com sistemas de drenagem entre outros. Os movimentos em massa denunciam a instabilidade geológica, responsável muitas vezes por perdas humanas e por inúmeros prejuízos.

 

Fonte: http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/deslizamento-de-terra-engole-casas-e-mata-24-nos-eua

© 2015 por Jéssica Constantino. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page