
Biologia e Geologia

«Da Natureza, tire apenas fotos e deixe apenas pegadas»
Presa ou predador? Os olhos podem revelar muito mais do que você imagina!
«Os olhos são uma conexão com o mundo externo. Através da pupila recebemos luz que então é transformada em imagens. E você, já observou a variedade de formas das pupilas encontradas no reino animal? A nossa é redonda, a das ovelhas horizontal, a dos gatos vertical e a pupila de uma lula é em forma de W! Biólogos dos EUA, liderados por Martin S. Banks, investigaram os olhos de 214 espécies e avaliaram, com ajuda de simulações feitas em computador, como é a visão através das diferentes pupilas. Com isso, conseguiram encontrar a surpreendente relação, aplicável pelo menos para os animais terrestres, entre a forma da pupila e o nicho ecológico (ou seja, o modo de alimentação e hora do dia eles estão ativos).
Com olhos posicionados mais lateralmente e pupilas horizontais, cavalhos conseguem ter uma visão mais panorâmica. Foto: Julian StratenschulteJá é consenso entre cientistas que a posição lateral dos olhos de animais pastadores, comozebras, ovelhas e cavalos, seja vantajosa, permitindo uma visão panorâmica e proteção contra predadores. O que foi constatado é que a forma horizontal de suas pupilas tem efeito semelhante: conseguem ter imagens com maior amplitude e bons contornos.Desta forma estes herbívoros vêem a aproximação dos predadores mais rapidamente, aumentando as chances de fugirem.Já animais predadores não necessitam tanto ter uma visibilidade sobre o que está acontecendo no entorno, mas sim uma melhor precisão da distância até sua presa. Para um gato, por exemplo, uma diferença de alguns centímetros entre sua percepção, e a posição real da presa, pode impedir que seu pulo seja certeiro. Assim as pupilas verticais, que facilitam a noção de profundidade, são uma característica vantajosa.
Outro ponto vantajoso de pupilas alongadas é a possibilidade de abertura e contração, controlando a quantidade de luz. As pupilas verticais possuem músculos que permitem maior variação de suas áreas. Por exemplo, as pupilas de gatos domésticos e lagartixas alcançam respectivamente variações de 135 e 300 vezes, enquanto a de humanos apenas 15 vezes.Estas pupilas possuem maior valor adaptativo para animais que precisam regular a quantidade de luz, conseguindo dilatar suficientemente a pupila para a penumbra, mas também contraí-la para a luminosidade do dia.Os resultados apresentam porém algumas exceções, por exemplo, nem todos predadores apresentam pupilas verticais: aqueles com altura de ombro superior a 42 centímetros, como tigres e leões, tem pupilas redondas.Também ainda é necessário pesquisar melhor como funciona a visão para peixes, aves e anfíbios.»

Os olhos de lagartixas são exemplos de como pupilas verticais conseguem variar de tamanho para diferentes luminosidades.